O que o aluno poderá aprender com esta aula
Através da brincadeira “O que é, o que é?”, os alunos das diversas fases do conhecimento de leitura e escrita, entrarão em contato com um material escrito e farão uso social do mesmo, ampliando seu repertório, conhecendo novas palavras.
Conhecimento de um novo tipo de texto.
Fazer leitura por inferência.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Folha com a atividade.
Atividade 1
Perguntar se as crianças conhecem a brincadeira do “O que é, o que é?”. Convidar as que conhecem para lançar os desafios do “O que é o que é ?” para o restante a turma.
Após perceber que o grupo já compreendeu a proposta da brincadeira, criar seus próprios desafios para turma adivinhar, entregar a folha do “O que é, o que é ?”.
Obs: o modelo abaixo são sugestões; o professor pode criar novas propostas.
A atividade pode ter duas propostas, com objetivos distintos.
Primeira proposta:
Modelo:
NOME DA ESCOLA:
NOME:
DATA: ____/____/____ADIVINHAS
1) O QUE É O QUE É, TEM COROA, MAS NÃO É REI, TEM ESCAMAS, MAS NÃO É PEIXE?
__________________________________________________________
2) O QUE É O QUE É, CAI EM PÉ E CORRE DEITADO?
_________________________________________________________
3) O QUE É O QUE É, ENTRA NA ÁGUA MAS NÃO SE MOLHA?
____________________________________________________________
4) O QUE É O QUE É, TEM BARBAS MAS NÃO É HOMEM, TEM DENTES MAS NÃO COME?
____________________________________________________________
5) O QUE É O QUE É, UMA CASINHA BRANCA, SEM PORTAS E SEM TRANCAS?
_____________________________________________________________________
6) O QUE É O QUE É, TEM NO POMAR E NO SEU PALETÓ?
_______________________________________________________________________
OBS:Nesta proposta, o professor lê as adivinhações com a turma, descobre junto com os alunos a resposta e propõe que cada um escreva a descoberta da turma.
O objetivo desta atividade é trabalhar a construção da escrita.
Segunda proposta:
Modelo com banco de dados
ADIVINHAS
PINTE A RESPOSTA CORRETA PARA CADA ADIVINHA.
1) O QUE É O QUE É, TEM COROA, MAS NÃO É REI, TEM ESCAMAS, MAS NÃO É PEIXE?
ARROZ ABACAXI CENOURA
2) O QUE É O QUE É, CAI EM PÉ E CORRE DEITADO?
CHUVA CHAVE CHURRASCO
3) O QUE É O QUE É, ENTRA NA ÁGUA, MAS NÃO SE MOLHA?
SAPO SOMBRA SUCO
4) O QUE É O QUE É, TEM BARBAS MAS NÃO É HOMEM, TEM DENTES
MAS NÃO COME?
AMOR SAPATO ALHO
5)O QUE É O QUE É, UMA CASINHA BRANCA, SEM PORTAS E SEM TRANCAS?
OLHO ÁGUA OVO
6) O QUE É O QUE É, TEM NO POMAR E NO SEU PALETÓ?
MANGA MATO MENIINA
Neste modelo, a professora faz o mesmo procedimento: lê junto com a turma e descobre coletivamente a resposta para cada adivinhação. Mas, ao invés de escrever a respostas, os alunos farão um trabalho de leitura que, com o banco de dados, favorece que os alunos utilizem seus conhecimentos e estratégias de leituras para descobrir a palavra correta.http://portaldoprofessor.mec.gov.br
Folha com a atividade.
Atividade 1
Perguntar se as crianças conhecem a brincadeira do “O que é, o que é?”. Convidar as que conhecem para lançar os desafios do “O que é o que é ?” para o restante a turma.
Após perceber que o grupo já compreendeu a proposta da brincadeira, criar seus próprios desafios para turma adivinhar, entregar a folha do “O que é, o que é ?”.
Obs: o modelo abaixo são sugestões; o professor pode criar novas propostas.
A atividade pode ter duas propostas, com objetivos distintos.
Primeira proposta:
Modelo:
NOME DA ESCOLA:
NOME:
DATA: ____/____/____ADIVINHAS
NOME:
DATA: ____/____/____ADIVINHAS
1) O QUE É O QUE É, TEM COROA, MAS NÃO É REI, TEM ESCAMAS, MAS NÃO É PEIXE?
__________________________________________________________
2) O QUE É O QUE É, CAI EM PÉ E CORRE DEITADO?
_________________________________________________________
2) O QUE É O QUE É, CAI EM PÉ E CORRE DEITADO?
_________________________________________________________
3) O QUE É O QUE É, ENTRA NA ÁGUA MAS NÃO SE MOLHA?
____________________________________________________________
4) O QUE É O QUE É, TEM BARBAS MAS NÃO É HOMEM, TEM DENTES MAS NÃO COME?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
5) O QUE É O QUE É, UMA CASINHA BRANCA, SEM PORTAS E SEM TRANCAS?
_____________________________________________________________________
6) O QUE É O QUE É, TEM NO POMAR E NO SEU PALETÓ?
_______________________________________________________________________
OBS:Nesta proposta, o professor lê as adivinhações com a turma, descobre junto com os alunos a resposta e propõe que cada um escreva a descoberta da turma.
O objetivo desta atividade é trabalhar a construção da escrita.
Segunda proposta:
Modelo com banco de dados
ADIVINHAS
PINTE A RESPOSTA CORRETA PARA CADA ADIVINHA.
1) O QUE É O QUE É, TEM COROA, MAS NÃO É REI, TEM ESCAMAS, MAS NÃO É PEIXE?
ARROZ ABACAXI CENOURA
2) O QUE É O QUE É, CAI EM PÉ E CORRE DEITADO?
CHUVA CHAVE CHURRASCO
2) O QUE É O QUE É, CAI EM PÉ E CORRE DEITADO?
CHUVA CHAVE CHURRASCO
3) O QUE É O QUE É, ENTRA NA ÁGUA, MAS NÃO SE MOLHA?
SAPO SOMBRA SUCO
4) O QUE É O QUE É, TEM BARBAS MAS NÃO É HOMEM, TEM DENTES
MAS NÃO COME?
AMOR SAPATO ALHO
MAS NÃO COME?
AMOR SAPATO ALHO
5)O QUE É O QUE É, UMA CASINHA BRANCA, SEM PORTAS E SEM TRANCAS?
OLHO ÁGUA OVO
6) O QUE É O QUE É, TEM NO POMAR E NO SEU PALETÓ?
MANGA MATO MENIINA
Neste modelo, a professora faz o mesmo procedimento: lê junto com a turma e descobre coletivamente a resposta para cada adivinhação. Mas, ao invés de escrever a respostas, os alunos farão um trabalho de leitura que, com o banco de dados, favorece que os alunos utilizem seus conhecimentos e estratégias de leituras para descobrir a palavra correta.http://portaldoprofessor.mec.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário