sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PLANEJAMENTO

ARTISTAS DIGITAIS – CRIAÇÃO DE DESENHOS NO COMPUTADOR
JUSTIFICATIVA
As artes visuais permitem a comunicação por meio de cores, formas, linhas e texturas.
É uma das primeiras formas de linguagem utilizada pelo ser humano, já que o desenho é
uma prática recorrente logo no início da infância. Nessa perspectiva, o computador
pode ser um excelente recurso para  resgate  e desenvolvimento dessa prática. O Programa
Paint  possibilita as primeiras tentativas nessa área com uso de tecnologia, permitindo  os contatos iniciais com o manuseio do mouse, leitura de ícones e, principalmente, as novas descobertas em relação à interação com a máquina. 
Nesta proposta, inspirados pelo olhar de um artista e utilizando sua técnica de criação,
os alunos podem desenvolver habilidades, alfabetizando-se no código visual e enriquecendo suas produções.
PÚBLICO-ALVO: Eja Ciclo I,II do Ensino Fundamental
OBJETIVOS 
- Oferecer oportunidade ao aluno de fazer a leitura e releitura da obra de arte. 
- Conhecer obras do pintor Pablo Picasso da fase “Picasso uma linha só”.
- Desenvolver segurança na utilização do computador.
- Desenvolver habilidade no manuseio do mouse.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Computador com acesso à Internet e projetor multimídia
PROGRAMAS UTILIZADOS
Programa de criação de desenhos - sugestão Paint
FONTES DE PESQUISA
GALASSE, Susan Grace. Picasso em uma só linha. São Paulo: Ediouro, 1999.
(acessos em 02/10/2011)

METODOLOGIA
ANTES
Conhecendo o que os alunos sabem e o que desejam saber a respeito do
pintor Picasso e dos recursos utilizados para a elaboração de sua obra na fase
“Picasso uma linha só”
Apresente aos alunos a proposta de conhecer a arte de Pablo Picasso e de produzirem
suas próprias obras utilizando o mesmo recurso do pintor em sua fase “Picasso uma
linha só”. Faça um levantamento com os alunos sobre o que conhecem a respeito do
artista: Sabem quem foi? Conhecem alguma obra? Consideram-se capazes de produzir
uma obra de arte no computador? Como acham que isso seja possível?
Registre os comentários dos alunos com o auxílio do projetor multimídia para que
todos possam acompanhar esse processo.
 DURANTE
Ampliando repertório
Mostre aos alunos a arte de Picasso em sua fase “Picasso uma linha só”. Faça com eles
a leitura das obras em livros e imagens de sites da Internet. Nessa fase, o pintor
representou animais, dançarinos e músicos, utilizando apenas um traço, uma linha só.
(Veja as indicações de fontes para pesquisa)
Releitura das obras
- Solicite, então, que as duplas de alunos escolham duas obras para reproduzirem.
Cada aluno deve reproduzir pelo menos uma, utilizando a ferramenta lápis do Paint e o
mouse, sem quebra de linha ou uso de borracha, simulando no computador o que fez
o artista na tela.
- Circule entre os alunos verificando seus avanços. Identifique se apresentam
dificuldades na forma de expressão da figura ou manuseio do mouse e utilização do
recurso.

O aluno é artista
Desafie os alunos a produzirem suas próprias gravuras, utilizando esse recurso de uma
só linha. Os alunos devem nomear e assinar sua obra de arte, salvando em pasta
própria.
DEPOIS
Mostra de arte
Os alunos apresentam suas produções aos colegas, que devem realizar a leitura
dessas obras.
O professor pode finalizar o trabalho colocando as produções como telas de descanso
nas máquinas do laboratório.
AVALIAÇÃO
Retomando os objetivos
Avalie se os alunos ampliaram seus repertórios sobre o pintor e se são capazes de
identificar as obras da fase “Picasso em uma linha só” em meio a obras de outros
artistas. Verifique também a capacidade dos alunos em manusear o mouse com
destreza e coordenação motora suficientes para desenhar. É importante avaliar ainda
se os alunos conseguiram criar outras gravuras, utilizando o recurso de uma só linha,
e se a classe foi capaz de “ler” a obra apresentada pelo colega.
Retomando o registro inicial
Retome o registro inicial e, em uma roda de conversa, levante com os alunos o que
aprenderam e como se sentem após a realização desta atividade. Comente com eles o
que conheciam e o quanto produziram nesse percurso. DESDOBRAMENTO DA PROPOSTA
-  Peça ao aluno que coloque uma cor de fundo na tela do Paint e crie suas obras,
utilizando a borracha branca e o mouse. Você também pode utilizar a borracha
colorida em tela de fundo branco ou colorido.
- Essa proposta pode ser adaptada para a releitura de obras do próprio pintor em
diferentes fases ou de outros artistas. Por exemplo: Atividade usando a Galeria
de Arte (disponível em http://www.educarede.org.br)
- Apresente imagens para que os alunos, em duplas, escolham uma e a analisem
atentamente. Depois, podem recortar um detalhe da obra e criar uma nova  obra a partir desse recorte.
-  Visite museus e /ou produza um livro de arte digital.
Fonte: Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever – Tecnologias na Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário